Salvem os rinocerontes!
Os rinocerontes, essas criaturas incríveis, estão prestes a ser extintos por causa da caça predatória e podem desaparecer para sempre, a menos que façamos algo agora. Novas estatísticas chocantes mostram que 440 rinocerontes foram brutalmente mortos no ano passado, somente na África do Sul – um aumento explosivo em comparação há cinco anos, quando apenas 13 tiveram chifres decepados.
Por trás dessa devastação, está um aumento enorme na demanda de chifres de rinocerontes, utilizados por charlatões em pacientes de câncer, remédios falsos para ressaca e até como amuletos na China e no Vietnã. Protestos na África do Sul foram ignorados até agora pelas autoridades. A situação é tão terrível que a ameaça chegou até mesmo aos zoológicos britânicos, que estão em alerta por conta de gangues.
Um rinoceronte foi morto por dia na África do Sul desde janeiro deste ano, onde vivem 80% dos rinocerontes remanescentes do mundo. Os chifres, agora, têm um valor de mercado de mais de 65 mil dólares por quilo – mais caro do que ouro ou platina. O ministro sul-africano do Meio Ambiente se comprometeu a tomar medidas, colocando 150 guardas extras e até uma cerca elétrica ao longo da fronteira com Moçambique, para tentar conter os ataques. Mas a ameaça é tão grave que uma ação global se faz necessária. Podemos perder esta magnífica e antiga espécie animal permanentemente.
Os chineses estão fazendo lobby para facilitar o comércio de chifre e a proibição do comércio de rinocerontes vai bloquear a ação deles. Temos que exigir a proibição total do comércio de rinoceronte – de qualquer lugar, para qualquer lugar. Temos que levar esses bandidos à justiça, colocar os caçadores na prisão e promover programas de conscientização pública nos principais países asiáticos – e acabar com esse show de horror pelos chifres para sempre.