Música

Pink Floyd revela capa e faixas do novo álbum

servido por: Cleber Netto

O Pink Floyd divulgou a capa e a lista de faixas de The Endless River, álbum gravado em 1994, que será lançado no dia 10 de novembro.

O site oficial da banda revelou também que o álbum estará disponível em CD, vinil duplo e em um box set de luxo, que inclui 39 minutos de material extra. O comunicado informa a inclusão de gravações originais do teclado de Richard Wright, ex-integrante do grupo, de ensaios de 1969.

The Endless River se baseia num álbum experimental – inédito e engavetado. Nick Mason afirmou no livro “Inside Out: A Personal History Of Pink Floyd” que as canções eram suficientes para um novo disco, que foi apelidado de The Big Spliff.

A sonoridade do disco é descrita assim: “aspectos mais atmosféricos e digressivos de Pink Floyd”.

Confira a lista de faixas:

01. Things Left Unsaid
02. It’s What We Do
03. Ebb And Flow
04. Sum
05. Skins
06. Unsung
07. Anisina
08. The Lost Art Of Conversation
09. On Noodle Street
10. Night Light
11. Allons-y (1)
12. Autumn ’68
13. Allons-y (2)
14. Talkin Hawkin’
15. Calling
16. Eyes To Pearls
17. Surfacing
18. Louder Than Words

Como já era esperado pelos fãs, Roger Waters não participa de The Endless River.

Waters deixou a banda em 1983, após o lançamento de The Final Cut, e não participou das sessões de gravação que servem de base para o novo álbum.

Sem as colaborações de Rogério Águas, o papel de baixista foi desempenhado pelo músico convidado Guy Pratt e a primeira-dama de Gilmour, Polly Samson, participou nas letras.

O grupo não planeja uma turnê de The Endless River.

O projeto é baseado em sessões excluídas do último álbum – The Division Bell –, e contém várias contribuições do tecladista e compositor Richard Wright, que morreu em 2008. Wright estava com 65 anos e sofria de uma forma não revelada de câncer.

Apesar do papel de coadjuvante, é consenso, entre os fãs, que os teclados de Richard Wright apresentavam-se como elemento fundamental para a constituição do som do Pink Floyd.

Segundo Polly Samson, esse novo álbum teria a “canção do cisne” de Rick, uma expressão usada para descrever alguém que, prevendo a morte iminente, tem um último – e magnífico – ato.

The Endless River é uma menção ao penúltimo verso da música High Hopes (do álbum The Division Bell).