Conhecimento

Use a internet a seu favor

servido por: Diogo Andrade

Certamente, a internet revolucionou o mundo.

Nunca antes na história, pudemos manter contato com nossos amigos de maneira instantânea, o tempo todo.

Nunca antes na história, pudemos compartilhar, tão rápido com o mundo, nossas refeições diárias, as peripécias incríveis de nossos fofíssimos animais de estimação ou até mesmo o quanto somos comprometidos e temos foco na nossa rotina de academia e dieta. Beleza.

Mas, além desses motivos, sem os quais – obviamente – o homem moderno não poderia sobreviver, podemos usar a internet também para outra finalidade: conhecimento.

Nunca antes na história, tivemos acesso a tanta informação e, o melhor, de maneira gratuita. Com uma rápida pesquisa no Google, conseguimos respostas (na maioria das vezes) precisas sobre tudo que gostaríamos de saber.

Mas… e se além das respostas pontuais, nós pudéssemos utilizar a internet para nos aprimorarmos dentro da nossa área de atuação, ajudar os outros a aprender (e receber ajuda) e até encontrar o trabalho da nossa vida?

Óbvio que, nesse aspecto, o YouTube é bem útil e lá você encontra tutoriais e aulas sobre um monte de temas, mas vou lhe dar algumas sugestões de sites, que talvez você não conheça e que podem lhe ajudar nisso (e de graça).

Coursera

O Coursera é uma plataforma de ensino online. Em parceria com grandes universidades do mundo todo, eles disponibilizam cursos nas mais diversas áreas e idiomas (inclusive vários em português – e, se você domina o inglês, seu acesso se amplia).

Atualmente, já são mais de 860 cursos. No caso do Coursera, cada universidade parceira gerencia o que vai ministrar.

Lá, eu já me inscrevi em aulas sobre Os Beatles, História do Rock, História da Arte, Filosofia, Empreendedorismo, Sustentabilidade e por aí vai.

Acessa lá!

Khan Academy

A Khan tem um objetivo muito similar ao do Coursera, mas opera com um foco um pouco diferente. Ela se concentra bem mais no currículo escolar, disponibilizando aulas de matemática, história, biologia, física, química, artes, etc. O material é bem extenso.

Outro aspecto interessante é a utilização de ferramentas de “gameficação”. Você recebe medalhas decorrentes do progresso nas diferentes disciplinas, além de ter um bichinho de estimação virtual, que evolui junto com o seu progresso.

Lifetramp

Você decidiu a carreira que quer seguir, a profissão que vai exercer e qual faculdade fazer? Ou então está pensando em mudar de área? Beleza. Mas… e se antes de cair de cabeça nesse projeto, você pudesse passar um dia com uma pessoa que trabalha, exatamente, com o que você gostaria?

É isso que o Lifetramp faz. Você se inscreve no site, procura um mentor que trabalhe com o que você quer e, se ele lhe aceitar, você passa um dia acompanhando o indivíduo no trabalho e tira todas as suas dúvidas.

Bliive

O Bliive é uma rede colaborativa de troca de tempo.

Você se inscreve, disponibiliza parte do seu horário para ensinar algo que saiba a outras pessoas e, com isso, ganha créditos em tempo, que você pode utilizar para aprender algo de outros participantes. Por exemplo: se eu der uma hora de aula sobre como fazer crochê, recebo um crédito de 60 minutos, que posso usar para estudar ponto cruz. rs

Bem legal, né?

Harvard Open Courses For Free: Open Learning Initiative

Já se imaginou fazendo um curso da maior e mais renomada universidade americana… e de graça? Não? Então a oportunidade está aí. A Harvard University disponibiliza cursos gratuitos. Mas, nesse caso, é tudo em inglês.

Além de Harvard, uma série de outras universidades também fornecem cursos gratuitos. Vale a pena dar uma pesquisada.

Biblioteca Digital Mundial

Uma imensa biblioteca digital, com acervo gratuito e em diversos idiomas. Tem muita coisa bacana lá. Vale a pena.

Acho que, com essa listinha, já dá para começar a brincar. Tem algum site nesse estilo que você conheça e que eu não mencionei aqui? Compartilha aí com a gente. 😉