Chupa!

Com bom humor, Foo Fighters interrompe protesto

servido por: Ronald Johnston

Com bom humor, integrantes do Foo Fighters interrompem protesto homofóbicoO Foo Fighters vem se especializando em uma maneira um tanto quanto efetiva e bem-humorada de combater o ódio e a intolerância. Na última sexta-feira (21 de agosto), o vocalista Dave Grohl e os outros músicos do grupo interromperam uma manifestação, que estava sendo realizada pela Igreja Batista de Westboro (Westboro Baptist Church), conhecida pelo posicionamento contrário aos gays, aos direitos humanos. Os religiosos protestavam contra o show no Sprint Center, em Kansas City (EUA), onde a banda tocou depois. Eles exibiam cartazes contra as leis de igualdade.

Os integrantes do Foo Fighters não se intimidaram e deram, novamente, o troco em membros da Westboro Baptist Church. Os músicos aplicaram um “rickroll” e atraíram uma pequena multidão, que abafou a manifestação dos radicais religiosos.

E, desta vez, foi bastante simples. Subiram na caçamba de uma picape e colocaram, com o volume no máximo, “Never Gonna Give You Up” – maior hit do Rick Astley (anos 80) – para tocar.

Entenda o seguinte: os músicos interromperam um protesto que pregava o ódio aos gays e a quem os apoia. Em resposta aos cartazes, que eram contra a extensão de igualdade de direitos à população homossexual, Dave Grohl e companhia responderam cantando e rebolando, empunhando cartolinas irônicas aos fiéis.

Você tem que amar esses sujeitos!!

Porém, a banda decidiu responder ao protesto de uma maneira inusitada: o grupo aderiu ao “rickrolling”. O baterista Taylor Hawkins levantava um cartaz com os dizeres “You Got Rick Roll’d (Again)”, que anunciava a famosa pegadinha inspirada na brincadeira da internet – na qual uma pessoa manda um link para uma informação aparentemente relevante, mas que direciona ao clipe da canção de Rick Astley, um sucesso pop de 1987.

Cantando junto e dançando na traseira do veículo estão: o vocalista do Foo Fighters, Dave Grohl; o guitarrista, Pat Smear; e o baixista, Nate Mendel. Ao lado deles, um homem musculoso dança, usando uma sunga colorida e uma camiseta roxa da banda, carregando um cartaz com a frase “Keep It Clean”, nome de uma música do grupo.


A Igreja Batista de Westboro, apelidada de “igreja do ódio” e famosa por protestos contra artistas, tem um histórico de manifestações extremistas, antissemitas e homofóbicos, a ponto de protestar em funerais de artistas como Michael Jackson, Ronnie James Dio e Jeff Hanneman – ex-guitarrista do Slayer. Sem brincadeira, é sério! Além de locais de shows, os haters “preferidos” da internet costumam se manifestar em funerais, em geral, com críticas e discursos de ódio contra os mortos.

Essa não é a primeira vez que os integrantes do Foo Fighters respondem à igreja. Em 30 de agosto de 2011, eles responderam às manifestações homofóbicas dos religiosos com um show surpresa. Eles se fantasiaram de “caipiras” e tocaram em cima de um caminhão. Usando perucas, a banda tocou exatamente “Keep It Clean (Hot Burns)”, uma canção de amor gay.


Crianças, é assim que vocês respondem a um protesto de ódio: com música, dança e muito bom humor!