25 anos de Image Comics – Os Mortos-Vivos (ou The Walking Dead)
Mais uma resenha para a nossa celebração!
Outro título importante (e, principalmente, atual) da Image Comics!
The Walking Dead, de Robert Kirkman!
Bem antes do hype da série de TV, TWD foi lançado, no Brasil, pela HQM Editora, com o título de Os Mortos-Vivos, em encadernados que reuniam seis edições da revista mensal. O primeiro saiu em 2006. Com o título de Dias Passados, a edição ganhou o Troféu HQ Mix – daquele ano – de melhor publicação de terror.
A proposta de Kirkman? Fazer um filme de zumbis que nunca terminaria.
Bons filmes de zumbis sempre serviram como crítica social, sempre mostraram o lado ruim da sociedade e como nós mesmos somos os monstros.
E TWD merece estar entre as melhores histórias do gênero.
A trama? Bom… Rick Grimes é o delegado de uma cidade pequena e acorda, de um coma, no meio dum apocalipse zumbi. Um recurso esperto, pois usa a confusão do protagonista para nos apresentar o novo mundo e ajuda o leitor a se conectar ao personagem. Ele decide procurar pela família e se mete em altas aventuras.
E esse é um resumo muito do preguiçoso…
Enfim…
O roteiro é rápido e direto. Tem a dose certa de drama, suspense, terror, ação. Ótimas reviravoltas. Os personagens são bem desenvolvidos e convincentes.
Sem nenhuma pena das próprias criações, Kirkman não ter o menor pudor em derrubar o castelo de cartas que constrói.
E acompanhado dos desenhos de Tony Moore, temos um ótimo primeiro arco. Moore arrebenta: é detalhista e cartunesco. Tem uma ótima noção de narrativa e enquadramento.
Conseguiu dar o tom extremamente podre e gore que o roteiro pedia, mas foi substituído por Charlie Adlard a partir da sétima edição da revista mensal.
E mais de 150 edições depois, Adlard continua como desenhista. O traço dele não é tão bonito e atraente quanto o de Moore, mas é impossível imaginar The Walking Dead desenhado por outra pessoa… tanto que não consegui evitar o estranhamento ao reler as primeiras edições.
Enfim…
Mas Dias Passados é uma ótima porta de entrada para o quadrinho!
Porém existem pontos além desse primeiro álbum que devem ser destacados…
TWD não é a primeira revista da Image Comics a ser lançada em PB, mas foi a #1 no estilo a se tornar um sucesso de vendas. Contando com a ajuda do hype da série de TV, os encadernados de The Walking Dead são líderes de vendas, todos os meses, lá na gringa.
E por aqui não foi diferente… entre 2006 e 2011, a HQM Editora lançou apenas quatro encadernados de TWD. Depois do sucesso do programa, foram apresentados mais 14 até 2015.
Recentemente, a editora anunciou que vai descontinuar o material no Brasil. O que é uma pena, porque os fãs ficam querendo saber como a HQ vai sair por aqui agora, se vai retomar… enfim! Uma série de questões que não cabem aqui.
O grande ponto: The Walking Dead é um ótimo quadrinho! Sabe surpreender, se reinventar, não tem o menor respeito pelo status quo e é uma excelente leitura!
Dias Passados e os 17 encadernados – que saíram por aqui depois – não deixam dúvidas a respeito disso!
P.S.: sem querer ser purista, OK? É muito, bastante mesmo, exageradamente melhor, mais empolgante e tenso que a série de TV… só trago verdades!