O caça-níquel do futebol virtual
Chegou a época em que fãs – dos games de futebol – ficam com os pobres corações divididos.
Pro Evolution Soccer e FIFA são os maiores rivais pela preferência popular em todas as plataformas: PS4, PS3, Xbox 360, Xbox One… até no Nintendo Switch.
E todo ano, eles lançam versões atualizadas dos jogos… chegou o momento de aposentar PES e FIFA 17 para aproveitar as novidades de 2018.
Mas, afinal, vale a pena?
Temos dois pontos importantes: preços e diversão. Na minha opinião, a melhor parte do futebol virtual é jogar online com os amigos.
Quando as novas versões chegam, as antigas são realmente abandonadas por todos. Então, acaba o ponto maior de diversão.
Segundo: o preço… as novas versões chegam por R$190,00. Pagar esse preço todo ano é complicado.
Todos os fãs reclamam, mas compram.
Eu joguei a versão demo de PES e FIFA 18… uma evolução muito pequena.
Graficamente, FIFA não mudou quase nada, o maior avanço foi no modo jornada. A saga do jogador Alex Hunter ganhou outra temporada: você pode controlá-lo, ficar de olho na carreira dele… e, agora, até customizar esse atleta. No começo dessa opção, você joga uma partida em um campo dentro duma favela carioca, isso é muito legal.
Já Pro Evolution Soccer está com o gráfico muito realista, bonito. Esse jogo ficou mais lento, tentando ficar mais realista em relação ao futebol, mas ainda parece bastante artificial na jogabilidade. Não deixa de ser divertido, é extremamente fácil chegar ao gol adversário para finalizar. No FIFA, as partidas são mais disputadas, isso acaba irritando jogadores novatos. Ponto positivo do PES: os estádios e times brasileiros como Corinthians e Flamengo.
A qualidade dos jogos é indiscutível… questão de gosto escolher entre um ou outro.
O que deve ser discutido é se vale a pena – todo ano – investir quase 200 reais no mesmo jogo, com pequenas alterações, que não valem o preço final.
A melhor solução seria liberar, anualmente, uma DLC (aquele pacote com extras e melhorias no game) num preço mais justo (R$50,60).
E lançar a mídia física quando realmente o jogo tiver uma mudança significativa, fato que não acontece faz tempo.