Quadrinhos

DC > Marvel?

servido por: Vitor Leobons

OK! Eu assumo que esse foi um título clickbait dos piores…

Mas… já que estamos por aqui, vamos seguir!

Em tempos recentes, a Marvel tem sido muito criticada pelas tentativas de mostrar inclusão, representatividade das minorias nas histórias. Termos como “lacradora” e “SJW” são facilmente associados à editora e escolhas editoriais – que nem Homem de Gelo ser gay, uma jovem negra substituir Tony Stark na armadura do Homem de Ferro, a nova encarnação de Miss América ser latina, gay – foram pesadamente julgadas pelo tribunal da internet.

E, agora, uma novidade chegou para incendiar ainda mais essa polêmica: a DC Entertainment foi premiada com um Visionary Awards, pela forma como estabeleceu diversidade dentro do próprio universo.

Explicando: Visionary Awards é um prêmio dado pela GLSEN Respect Awards, organização educacional que defende os direitos LGTBQ nos Estados Unidos.

E DC Entertainment é, em resumo, apenas um nome bonito que a Time Warner deu para DC Comics…

Mas… continuando!

Por conta de personagens como Meia-Noite, Renee Montoya, Batwoman (primeira super-heroína gay com a própria revista) e Alysia Yeoh (trans coadjuvante na revista da Batgirl), essa editora foi reconhecida pelos esforços na inclusão, empoderamento da juventude LGBTQ.

Pois bem, amiguinhos… a DC também é “lacradora”, “empoderada” e “SJW”!

A única diferença é que a Marvel – como quase sempre fez em toda história – gosta dos holofotes. A DC, por outro lado, sempre foi muito mais sutil…

E, desde que a internet agrupou os imbecis, dar voz e espaço às minorias se tornou um pecado mortal. Fazer isso sob os holofotes da mídia parece ser ainda mais ofensivo…

Talvez, por isso, a Marvel venha sendo tão julgada, enquanto DC segue de fininho…

O grande ponto aqui é: as duas editoras sempre souberam se atualizar e dar voz às minorias! A representatividade – a todo momento – existiu… em ambas!

DC = Marvel!

Não é essa a razão de termos revistas canceladas!

Não é essa a razão de termos uma queda nas vendas no mercado estadunidense!

Simples…

Cheers!