Música

The War on Drugs: uma banda para se apaixonar

servido por: Otto Herok Netto

Paixões musicais podem ser tão avassaladoras quanto as atrações físicas, sentimentais e sexuais por um outro ser humano. Talvez os efeitos colaterais sejam menos nocivos do que aqueles de um relacionamento envolvendo duas pessoas, mas alguns comportamentos são reproduzidos quando estamos apaixonados por uma banda ou artista. Confesso que, nos últimos meses, estou perdendo peso, com pensamento avoado, sonhando acordado, fazendo planos para o futuro a dois com meu novo “crush”, a banda americana The Ward on Drugs. Quero transar, ir ao cinema, dormir junto, morar, casar, ter filhos, viajar de férias, discutir a relação e envelhecer. Tudo isso ao lado do Adam Granduciel e a trupe de malucos.

Uma das poucas certezas sobre 2017 é que o disco “A Deeper Understanding” estará em praticamente todas as listas respeitáveis de melhores álbuns do ano. The War on Drugs e eu fomos apresentados graças a uma amiga, que entende anos-luz mais de música do que esse cidadão aqui (beijos para Camila!!!). A partir de lá, não nos desgrudamos mais. Durante praticamente toda a semana, ouço o novo disco e passeio – com leveza no coração – pelos trabalhos antigos. O amor é tanto que já pensei em tatuar uma frase presente numa canção deles (sim, pode me chamar de doente ou louco).

Mas quem é The War on Drugs?? Pois bem, a banda existe desde 2005 e vem da Philadelphia (terra de Eagles, Philies, Flyers e 76ers). O líder do grupo é Adam Granduciel, guitarrista e cantor. Namorado da atriz Krysten Ritter (Jessica Jones, entre outros trabalhos na TV e no cinema). É da mente deste rapaz, de 38 anos, que saem as composições do grupo. Uma voz que lembra muito a de Bob Dylan nos anos 1980 e 1990, mas as melodias têm fortes referências do Bruce Springsteen. Aliás, muitos fãs ficam procurando essas coincidências: ambos são de cidades conhecidas por abrigarem o proletariado estadunidense e, no mais recente clipe do TWoD, “Nothing to Find”, existem algumas semelhanças (especialmente na dança das atrizes) com “Dancing in the Dark”.

Atualmente, o The War on Drugs é Adam Granduciel, David Hartley (baixo), Robbie Bennett (teclado), Charlie Hall (bateria), Jon Natchez (saxofone) e Anthony LaMarca (guitarra). Adam chegou a fazer parte da banda que acompanhava o Kurt Vile, o The Violators. Depois de deixar o grupo, os olhos voltaram-se totalmente para TWoD, que segue em turnê pela Europa e Estados Unidos, mas já tenho planos diabólicos para fazer eles virem ao Brasil. Enquanto isso, os discos e as performances ao vivo – no YouTube – vão mantendo a chama dessa paixão cada vez mais acessa. Que seja assim, eterno enquanto dure.

Discografia The War on Drugs:

Wagonwheel Blues (2008)
Slave Ambient (2011)
Lost in the Dream (2014)
A Deeper Understanding (2017)