Desmatamento

A floresta vai virar pasto

servido por: Ronald Johnston

A bancada ruralista do Congresso está se articulando para engatilhar uma lei insana que poderá transformar uma das nossas reservas biológicas mais preciosas, na Amazônia, num verdadeiro pasto.

Animais em extinção, plantas desconhecidas e a tribo indígena mais ameaçada do mundo, os Awá-Guajá, estão confinados nos 20% restantes da Reserva Gurupi. O resto foi destruído por fazendeiros. Agora, um deputado e o poderoso lobby ruralista querem acabar de vez com os últimos acres da reserva e estão se articulando fortemente para conseguir os últimos votos de que precisam para vencer.

Essa reserva é o último trecho remanescente de Floresta Amazônica que existe no Maranhão e representa menos de 20% da área original de floresta no Estado. O restante já foi convertido em madeiras serradas e, hoje, já virou área destinada a atividades agropecuárias.

Em 1988, a terra da tribo Awá-Guajá foi demarcada e registrada como reserva biológica, ou seja, território protegido. Este é o último recurso deles para evitar que percam tudo o que têm. Mas o deputado Weverton Rocha, apoiado por poderosos fazendeiros, quer revogar essa decisão, o que seria a sentença de morte dos índios e da cultura deles.