Cinema x Internet

The Hateful Eight: Tarantino fará leitura ao vivo do roteiro vazado

servido por: Ronald Johnston

Depois de desistir de filmar, aquele que seria o segundo faroeste seguido, “The Hateful Eight”, por conta do vazamento do roteiro, Quentin Tarantino fará uma leitura ao vivo do script em um evento da Film Independent, organização responsável pelo Spirit Awards e pelo Festival de Cinema de Los Angeles. O evento, que será realizado no dia 24 de abril no LACMA (Los Angeles County Museum of Art), não será gravado. Não há informação sobre quais são os atores que participarão. Os ingressos custarão 200 dólares.

O release do evento também revelou uma sinopse do roteiro: “em The Hateful Eight, depois que uma diligência desvia da rota, por conta de uma tempestade de neve, um grupo de estranhos – formado por uma dupla de caçadores de recompensa, um ex-soldado, uma presidiária, entre outros – fica preso em um saloon no meio do nada”.

“Eu terminei o roteiro, uma primeira versão, e eu não planejava rodar até o fim de 2014. Passei para seis pessoas e, aparentemente, o roteiro vazou”, diz o diretor.

Os atores que Tarantino procurou foram Michael Madsen, Bruce Dern e Tim Roth (entre as outras três pessoas, está o produtor de Bastardos Inglórios, Reginald Hudlin). O diretor acredita que o agente de um dos atores é o responsável por passar o roteiro adiante, e descarta Roth: “deve ter sido o agente de Dern ou de Madsen. Quero saber quem foi agora. Gosto do fato de as pessoas curtirem o que escrevo e fazerem de tudo para ler, mas eu passei essa porra de roteiro para seis pessoas”, declarou.

Outra hipótese: o agente de Tarantino começou a receber telefonemas de outros interessados em fazer testes para papéis específicos.

Segundo o Hollywood Reporter, Tarantino está processando a Gawker Media, responsável pelo blog Defamer, que publicou/vazou o roteiro de The Hateful Eight. Segundo o processo, “a Gawker Media transformou o jornalismo predatório em um negócio, violando o direito de lucro de outras pessoas. Desta vez, eles foram longe demais. Em vez de apenas publicar uma reportagem, dizendo que o roteiro do querelante tem circulado por Hollywood sem a sua permissão, a Gawker Media cruzou a linha do jornalismo, promovendo-se para o público como a primeira fonte a ler o roteiro ilegalmente”.

Ainda de acordo com o site, Tarantino, por enquanto, engavetou a ideia. Ele diz que publicará The Hateful Eight como livro e talvez volte a pensar em dirigir o filme nos próximos cinco anos. “Vou começar a me reunir com editoras nesta semana. Eu já cogitava publicar antes de filmar, e, agora, isso está definido pra mim”, diz.

Tarantino completa dizendo que tem outra ideia, que ele desenvolvia, “cheio de empolgação”, paralelamente a The Hateful Eight, e deve se dedicar a ela agora. O diretor não detalha, porém, do que trata esse segundo roteiro. Segundo o TheWrap, esse outro projeto pode ser um filme de cadeia. Tarantino estaria pesquisando detalhes de uma história real, a condenação que o ator Robert Blake sofreu pelo assassinato da esposa, ocorrido em 2001.