Respeitável público!
No sábado, dia 28 de novembro, a Praça Roosevelt deixou de ser apenas um local onde skatistas desfrutam de manobras radicais e se transformou, por quase três horas, num incrível picadeiro a céu aberto.
A Noite da Rose ocupou, de maneira magnífica, um espaço público, levando alegria, sonho e a certeza de que, a melhor maneira de modificar a realidade, é por intermédio da arte. Quando uma invasão artística acontece, ela deixa de ser uma simples apresentação, ela se torna algo maior. O espetáculo traz espectadores, que conseguem, naquele instante, usufruir do local. E, ao mesmo tempo, eles se conectam com a cidade. Assim, de uma hora para outra, a cidade cinzenta torna-se colorida e acolhedora.
Antes do espetáculo, os artistas fizeram uma roda, com a promessa de que dariam o melhor. A banda começou a tocar e, naquele momento, o olhar da plateia se modificou, todos deixaram, para trás, os problemas… famílias inteiras, com sorrisos nos rostos. Pais viraram crianças, acompanhados dos filhos. E uma felicidade pueril tomou conta de todos, pois esta é a grande mágica do circo.
Gargalhadas dominaram o espaço quando o homem mais forte do mundo se apresentou, nós não tirávamos os olhos do malabarista e do equilibrista… todos suspiravam a cada acerto do atirador de facas e ficamos maravilhados com a artista do trapézio, que parecia voar.
A sétima edição da Noite da Rose comprova que a cidade de São Paulo necessita de momentos como este. A ocupação, que foi feita pelo circo, comprova que todos ganham. Porque lá ocorreu um lindo pacto entre os artistas e o público: os artistas se apresentaram com todo amor; e o público, sedento por arte, recebeu aqueles números com carinho e fascinação.
Sei que só estas palavras não são suficientes para expressar a dimensão do que aconteceu na noite de sábado, mas acredite. Dali, as pessoas saíram querendo mais e com uma enorme vontade de ver/ter eventos gratuitos, de ir em exibições artísticas nas praças, nas ruas, nos prédio públicos… e de assistir e de se divertir com o circo.
No final, tínhamos a certeza de que aquele picadeiro ficaria guardado para sempre na memória. E o som dos aplausos era a verdadeira manifestação de agradecimento por algo tão lindo. Deixo aqui meu muito obrigado a todos os artistas/participantes da Noite da Rose.