Internet

Iron Maiden: pirataria atraiu banda ao Brasil

servido por: Ronald Johnston

Em vez de lutar contra o compartilhamento de dados, de combater downloads, o Iron Maiden tomou uma decisão diferente: o grupo decidiu lucrar com shows. De acordo com o CITEworld, a banda está tocando nos lugares em que as músicas são mais pirateadas.

Um serviço chamado Musicmetric analisa a indústria musical de acordo com os comentários nas redes sociais e o tráfico de dados via arquivos do tipo torrent. Então, mostra às bandas quais foram os resultados.

Os gráficos do Iron Maiden mostravam que Brasil, Venezuela, México, Colômbia e Chile estavam entre os países com mais seguidores da banda no Twitter. A seção da pirataria, que mostra a quantidade de torrents baixados, é liderada pelo Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba estão entre as cinco cidades que mais fazem downloads ilegais.

A decisão do grupo foi se concentrar em mais shows nestas regiões nos últimos anos. Assim, aumentou os lucros com a venda de ingressos e camisetas. Apenas o show em São Paulo, em setembro, rendeu rendeu US$2,58 milhões.