Mulheres

As Donas da Rua

servido por: Vitor Leobons

Mas isso sempre esteve na minha cara!

Como nunca percebi?

Eu sempre tenho comentado o momento cultural e social, interessante pra caramba, que estamos vivendo… com as mulheres ganhando cada vez mais espaço, mais voz e mais representatividade na cultura pop e, principalmente, nos quadrinhos.

E, desde quando comecei, – simplesmente – não tinha me dado conta para o óbvio! Diversas pautas feministas já possuem, a partir de 1963, uma representante nos quadrinhos brasileiros.

As Donas da Rua

Chegou como uma coadjuvante e logo se impôs! Mostrando que as mulheres não são princesinhas (e se, por acaso, forem… de forma alguma são frágeis e dependentes).

Está lá! A luta por direitos iguais, “meu corpo, minhas regras”, a figura feminina em posição de liderança e sabendo se impor. E, se lá nos EUA, um império foi construído em torno de um camundongo… aqui, foi essa menina a responsável! E rompendo fronteiras; e sendo reconhecida em todo o mundo!

Sendo muito mais interessante que as Brancas de Neve ou Cinderelas e, ao mesmo tempo, mais lúdica e acessível aos novinhos (em formação de caráter). A lição, que ela deixa, é clara: respeito é bom e elas gostam! E se não respeitar, leva coelhada!

As Donas da Rua

É isso, meus colegas! São todas “Mônicas”! E são todas “donas da rua”! Aceitem…

P.S. (1): e a MSP, sabendo – mais uma vez – se incluir no momento cultural que vivemos, criou um projeto de empoderamento das meninas! Saiba mais aqui.

P.S. (2): só para constar, a primeira Graphic MSP protagonizada – exclusivamente – pela Mônica vai ser escrita e desenhada pela Bianca Pinheiro. Mais um gol de placa da MSP!

As Donas da Rua