Guerra Infinita

5 perguntas: Roberto Sadovski

servido por: Vitor Leobons

Cinco perguntas, profissionais diferentes e um mesmo tema!

O nosso último convidado é um velho conhecido dos cinéfilos, por ter comandado a – saudosa – SET por mais de uma década. Com 24 anos de carreira, hoje, mantém um dos blogs mais acessados do UOL. Ninguém melhor que Roberto Sadovski para encerrar esse nosso especial sobre o MCU!

SHOTS:
São 10 anos, 18 filmes, uma arrecadação que passou dos 14 bilhões de dólares em bilheteria mundial. Marvel Studios e MCU mudaram a cara de Hollywood? Se sim, como e por quê?

Roberto Sadovski:
Mudaram ao introduzir um novo modelo de negócio e produção. Criar um universo interconectado – com essa complexidade – parecia impossível. E eles conseguiram. É uma fórmula que toda concorrência adoraria reproduzir.

SHOTS:
Revendo todos os filmes, eu comecei a perceber uma complexidade na narrativa das produções da Marvel Studios. Eles trabalham para uma audiência ampla demais! Vai da criança ao adulto, passando pelo fã e chegando naquele espectador que não conhece nada dos personagens. Não é fácil fazer isso e – principalmente – realizar com sucesso, como eles têm feito. O que você acha desse tipo desafio? O de construir histórias para uma audiência tão ampla…

Roberto Sadovski:
O importante é sempre a trama… a Marvel sempre priorizou os roteiros e bons contadores de história. Tudo obedece a um plano, ao mesmo tempo em que os cineastas têm liberdade para dar uma assinatura. Isso atrai ainda mais talento, e a Marvel atingiu um nível de maturidade que justifica essa procura.

SHOTS:
E você tem alguma ressalva, determinado ponto negativo nos filmes ou no projeto como um todo. Qual é a sua crítica ao MCU?

Roberto Sadovski:
Talvez a coisa toda tenha se tornado muito hermética. A Marvel Studios assume que todo mundo viu os 18 filmes. Mas um marinheiro de primeira viagem tem dificuldade em acompanhar o que acontece a cada novo filme.

SHOTS:
Indo além do cinema, eu tenho visto um reflexo dos filmes da Marvel Studios também nos quadrinhos, com o surgimento de novos leitores. Você também tem visto essa “renovação”? E qual é a sua opinião sobre? Tanto positiva, quanto negativa…

Roberto Sadovski:
Os quadrinhos sobrevivem, experimentando mudanças profundas da sociedade e no hábito do leitor há mais de cinco décadas. O segredo é não espelhar – no papel – algo que acontece em outras mídias. O importante é a dedicação à essa renovação… que nem sempre funciona. Mas acho melhor tentar do que a inércia.

SHOTS:
Como fã, o que você espera de Vingadores: Guerra Infinita e do MCU daqui para a frente?

Roberto Sadovski:
Espero continuar sendo surpreendido com boas histórias em um espetáculo competente. Acho que esse é o segredo.