Cinema

As 10 melhores adaptações de HQ para o cinema

servido por: Leonardo Rocchetti

Outro dia, em um boteco – ah, o boteco, onde as melhores e mais estimulantes conversas começam e, normalmente, terminam – enfim, estava conversando sobre quais seriam os 10 melhores filmes baseados em HQ já feitos e, apesar de concordar em vários, não conseguimos chegar aos 10. Fiquei remoendo aquilo na minha cabeça e, finalmente, criei a lista, que coloquei em ordem alfabética para evitar classificar por posição.

1) BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS

O Coringa está soberbo, respeitando o personagem original. E o “realismo” implementado pelo Nolan? Apesar de não ter superpoderes, o Batman faz coisas impossíveis… e nesse filme do Nolan, ele tentou, ao máximo, tirar o incrível. Tentou dar a sensação que qualquer um, com força de vontade, poderia ser o Batman.

2) DREDD

Fazer um filme do Dredd PG-13 seria ridículo. Em respeito ao Juiz, fizeram um filme Rated R, ou seja, a violência e as mortes brutais foram transpostas para a película. Karl Urban foi perfeito encarnando Dredd. Nunca sorri, sempre de cara amarrada e, para quem já leu Dredd, sabe que é por aí, mortes bizarras e nenhum sorriso.

3) ESTRADA PARA PERDIÇÃO

Este filme, assim como a HQ, tem uma temática mais adulta e Tom Hanks está excelente no papel de Michael Sullivan. Não há muito o que dizer.

4) KICK-ASS

Outro exemplo de como transportar uma HQ para o cinema. E, também em respeito ao original, não foi pasteurizada.

5) O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA

Pra mim, a melhor adaptação do Homem-Aranha. Apesar das desventuras que Peter Parker passa, diferentemente da primeira trilogia, ele não parece um bebê chorão ou, pior, um emo-aranha, como no terceiro filme.

6) SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO

Pouco conhecida até virar filme, essa HQ é excelente, uma volta para o tempo de 8 bits. O diretor Edgar Wright fez um excelente trabalho e Michael Cera está perfeito como Scott.

7) SIN CITY

Nem preciso falar nada. Robert Rodriguez excepcional.

8) SUPERMAN II

Mais do que um excelente filme, foi inovador para a época, sem falar em um detalhe que passa batido pela grande maioria: Mario Puzo foi um dos roteiristas deste filme.

9) V DE VINGANÇA

Também não tem muito o que dizer. James McTeigue fez um excelente trabalho na direção. Hugo Weaving e Natalie Portman estão incríveis.

10) WATCHMEN

Apesar do gosto excessivo por slow motions do Zack Snyder, a adaptação para o cinema foi incrível e o filme, muito bem dirigido. O intérprete do Rorschach, Jackie Earle Haley, fez incrivelmente bem a transposição do personagem para a tela.

Já deve ter alguém me xingando, porque não tem nenhum X-Men ou outros personagens da Marvel. Até pensei no X-MEN 2, por exemplo, mas pesou o fato de não respeitarem uma coisa básica da HQ, que eram os uniformes (a piadinha, no primeiro filme, sobre os uniformes para explicar o visual de couro, pra mim, caiu muito mal). Imagine um filme do Superman, Homem-Aranha ou qualquer outro herói, usando roupa de couro, descaracterizando o uniforme, não dá, então porque os X-Men deveriam usar aqueles uniformes de couro?

Quanto aos filmes do Homem de Ferro e de Os Vingadores, houve diversas alterações nos personagens. Quem lê Homem de Ferro há muito tempo, sabe que Tony Stark tem sérios problemas emocionais, muito maiores do que os que eles apenas pincelaram em 3 filmes. Para mim, um dos piores pecados da Marvel, agora falando das HQs atuais, foi levar esta pasteurização do cinema para o personagem no papel, desmerecendo toda uma história, que, em alguns momentos, foi inovadora, como o problema de alcoolismo de Tony Stark, entre outras.

O que mais foi levado em consideração, por mim, foi a consistência do personagem no filme com o personagem da HQ. E por mais que muitos pensem, HQs não são apenas super-heróis, por isso incluí ESTRADA PARA PERDIÇÃO, SIN CITY, SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO e V DE VINGANÇA. E, em uma lista maior, incluiria filmes como ANTI-HERÓI AMERICANO, GHOST WORLD e MARCAS DA VIOLÊNCIA.

Essas foram as melhores adaptações de HQs para o cinema, na minha opinião. Respeitaram o âmago das histórias e dos personagens. Claro que existem algumas falhas grotescas em cada um desses filmes, se comparados aos originais em papel, mas, no caso destes 10 filmes, elas são perdoadas.

Caso tenha discordado e queira me xingar, sinta-se à vontade para me adicionar no Facebook ou me seguir no Twitter. Caso não queira me xingar, está convidado da mesma forma, rs…