Cinema

Festival de Cannes homenageia novo presidente do júri em cartaz

servido por: Caio Sandin

Depois de um ano com as portas fechadas, o Palácio dos Festivais, na pequena cidade litorânea de Cannes, na França, voltará a ser sede do principal evento cinematográfico do mundo.

E, para homenagear o presidente do júri, que esperou toda a pandemia para, finalmente, ocupar a cadeira que lhe foi oferecida em 2020, a organização divulgou o cartaz de 2021, estampando Spike Lee, com o tradicional boné. Até as famosas palmeiras que embelezam a Boulevard de la Croisette, avenida à beira-mar que recebe, anualmente, os astros, estrelas e cinéfilos do mundo todo para celebrar a sétima arte.

O cartaz foge à regra dos pôsteres anteriores, que costumam retratar grandes nomes do cinema europeu em fotos icônicas, mas traz a leveza e a alegria do retorno presencial.

Esta não é a primeira vez que a edição deste ano pós-pandêmico surpreende os tradicionalistas. No início do mês, a organização anunciou que dentre a seleção de filmes, a ser exibidos para olhos tão exigentes, estava o nono título da franquia hollywoodiana Velozes e Furiosos.

Que seja o choque inicial para o início do tão falado “novo normal”. Com o cinema voltando a respirar os costumeiros ares da Riviera Francesa, mas inspirando a inovação e a quebra de paradigmas.